Fica aqui conosco e vamos aprender coisas novas! Grátis

Venha saber mais


	

Como usar o Adobe Premiere

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Admin

Compartilhe agora mesmo:


Como usar o Adobe Premiere: passo a passo para iniciantes!

O tutorial de hoje é sobre como usar o Adobe Premiere, um dos programas de edição mais populares para manipular vídeos. Se você é um editor mais avançado, talvez não precise tanto dessas dicas. Mas, se for um iniciante e precisar conhecer os primeiros passos no programa, tamo junto!


Vamos te ensinar como importar arquivos para o Premiere, fazer cortes, aplicar efeitos de vídeo, áudio, fazer ajustes de cor e exportar seu arquivo final. Vamos te falar também sobre como funciona cada ferramenta, para você se virar melhor.

Como usar o Adobe Premiere: organizando seu projeto


Antes de importar os arquivos para o Premiere, você precisa organizá-los em pastas, principalmente se você estiver trabalhando com projetos grandes. Isso vai facilitar muito seu processo de edição.

Crie uma pasta no seu computador e as seguintes subpastas. Você pode nomeá-las e organizar assim como quiser, segue exemplo:

  • Projeto: onde você vai salvar o arquivo do Premiere;
  • Vídeos: salve seus vídeos brutos, gravados com sua câmera, aqui;
  • Material: coloque os efeitos gráficos, letterings e outros efeitos visuais que precisar;
  • Áudio: nessa pasta inclua áudios e trilhas;
  • Documentos: salve aqui os roteiros e outros documentos que precisar usar;
  • Exportação: seu vídeo final deve vir para cá.


Com tudo organizado, fica mais fácil de encontrar depois dentro do Premiere. Assim você ganha mais tempo de edição. Porém isto não é regra, então sinta a vontade de deixar tudo na mesma pasta. Vamos entender então como importar tudo isso pra dentro do Premiere.


Visão geral do Premiere


Bom, então agora você vai ver como é a “cara” do Premiere. Vamos te mostrar cada painél e falar um pouco como ele funciona, tudo bem? Então assim que você abrir o programa, vai ver essa tela. Esta é a visão geral da Interface do Adobe Premiere.

tela inicial do premiere


Vamos começar


Então agora você vai no menu iniciar de seu sistema opertivo e procure pelo Adobe Premiere. E se e a primeira vez que você vai abrí-lo, então irá ver a seguinte imagem.

Você conhece o Premiere Pro CS6? - Fotografia e Vídeo - Cursos iPED

Criar o projeto


Esta é a janela seguinte. Aqui você pode configurar o caminho, nome e vários outros dados de seu primeiro projeto. Assim, certifique-se que ele será criado na pasta correta e dê o nome que você deseja.


Criar sequência


Após aparecer esta janela, você pode decidir criar a sequência já ou depois. Você só precisa inserir o nome da sequência, pois as demais informações como fps(frames/rate), Hz, etc poderão ser configurados depois sem perda de dados.


Este será a User Interface que irá ver nesta versão, após as configurações anteriores. Veja nos passos seguintes, como importar arquivos(ficheiros) e também o que é cada parte da Interface.


Importando arquivos para o Premiere


Agora que seu projeto já está organizado faça o seguinte:

Vá até o menu(guia) Arquivo > Importar ou clique com o lado direito do mouse(rato) na mesma janela que a sequência foi guardada, e escolha Importar . Vai ser aberta uma janela dessa aqui:

Como usar o Adobe Premiere e importar arquivos


Lembra quando expliquei acima sobre organizar o projeto? Agora dá para importar a pasta inteira para o Premiere. Só clicar em Importar pasta e fazer isso para cada uma. Porém relembrando que, pode importar somos os dados que quiser em singular. Se você curte atalhos, também pode usar o CTRL +1 ou arrastar os arquivos para dentro do programa.


Importar os arquivos é simples assim. Agora vamos falar sobre outros pontos para você saber como usar o Adobe Premiere ainda mais. Continue lendo!


Áreas de Trabalho


Essa tela que você tá vendo é um modelo pré-definido do Premiere. Existem vários outros e cada um serve para uma coisa. Se quiser trocar é só ir em Janela, Área de Trabalho e escolher entre as opções abaixo:

Como usar o adobe premiere: varias opções de área de trabalho


Se quiser personalizar e fazer do seu jeito, o Premiere também te dá essa opção. É só alterar os painéis de lugar e depois ir em Janela, Área de Trabalho e então você terá 2 opções:

  • Salvar alterações nessa área de trabalho: o modelo pré definido é salvo com as alterações que você fez
  • Salvar como nova área de trabalho: um novo modelo é criado do zero. Basta dar um nome e salvar.


Outra coisa que sempre rola quando estamos editando é mudar alguma coisa de lugar sem querer e não saber como trazer de volta. Calma, não precisa entrar em pânico! É só você ir em Janela, Área de trabalho e Redefinir o Layout salvo. O Premiere reseta para o modelo original e fica tudo certo. O atalho é ALT + SHIFT + O.


Painel de projeto


O painél de projetos é onde vão aparecer todos aqueles arquivos que você tinha importado. Como tá tudo organizado, dá para encontrar exatamente o que você precisa na pasta certa.

Projetos premiere


Painél de origem

O painél de origem serve para fazer uma seleção do que realmente vai para a timeline e fazer parte do vídeo. Depois de escolher um take que curtiu, clique duas vezes no Painél de Projetos e ele vem parar aqui. Agora, é só marcar exatamente onde você quer que ele comece e onde termine. Para fazer isso use os botões de chave que estão na imagem acima ou os atalhos de entrada (I) e saída (O). Feito isso, esse trecho aparece destacado de cinza.


Depois de marcar a entrada e saída do take, é preciso jogar para a timeline. Use o atalho da vírgula (,).


Timeline


A timeline mostra o andamento da sua edição. Tudo que você está fazendo aparece lá: tracks de áudio, vídeo, efeitos, cortes ou transições. É na timeline que dá para fazer as alterações também.

Timeline


Painél de visualização

Aqui a mágica acontece. Depois de dar o play, o seu vídeo vai ser visualizado nesse painél. Serve para ter noção de como o vídeo está ficando e se precisa alterar alguma coisa.


Ferramentas básicas do Premiere


Para continuar entendendo como usar o Adobe Premiere, vamos te mostrar as principais ferramentas do programa, seus atalhos e para que servem. Se ficar com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, ok?

Então vamos lá! As mais usadas são as seguintes:

  • Seleção (V): É a setinha. Serve para escolher algum vídeo na timeline, arrastar, mudar as suas configurações;
  • Selecionar avanço/retrocesso de faixa (A): a partir do vídeo selecionado, ela pega todos os restante para a direita ou esquerda. É útil quando tiver feito alguma alteração no meio da timeline e precisa arrastar todos os takes de uma vez, sem ter que selecioná-los manualmente;
  • Edição de ondulação (B): serve para mudar o ponto de corte entre dois vídeos de um jeito mais fácil;
  • Edição de rolagem (N): desloca o corte entre dois vídeos para a esquerda/direita;
  • Esticar taxa (R): serve para fazer câmera lenta ou acelerar vídeo. É só clicar em algum take na timeline e arrastar. Quanto maior ficar, mais lento e quanto menor, mais rápido;
  • Fatiar (C): uma das mais usadas, serve para fazer cortes. Basta selecionar exatamente onde o vídeo será cortado na timeline e dar um clique;
  • Caneta (P): serve para criar pontos de controle de volume, sólidos ou máscaras;
  • Mão (H): serve para navegar na timeline;
  • Texto (D): incluir um texto novo no vídeo.


Você pode estar confuso, mas fique tranquilo que na prática vai ficar bem mais fácil! Assite o vídeo no YouTube.


Exportação do vídeo


E depois de tanto trabalho e horas de edição, chegou o momento tão esperado: exportar o vídeo finalizado!

Então, para fazer isso, vá até Arquivo, Exportar, Mídia ou use o atalho

CTRL+M. Você verá uma tela parecida com essa abaixo aonde terá de fazer as configurações de saida de video:

  • Aqui você tem que fazer algumas configurações, como escolher o formato final do seu vídeo, as pré-definições que serão usadas e onde será salvo no seu computador.
  • Use o formato H.264 (bem usado na Internet) se estiver em dúvida.
  • E também pode optar por escolher YouTube HD 1080p 29,97 nas predefinições ou deixe Corresponder à origem, os formatos definidos no início do projeto como abaixo.
  • Em Nome de saída, clique para escolher onde seu vídeo será salvo, que é exatamente como no Importar.
  • A seguir clique em exportar e será guardado, aonde foi selcionado no passo anterior.

Configurações de exportação no Premiere


Bom, chegamos ao final desse post e esperamos ter te dado uma luz nos primeiros passos sobre como usar o Adobe Premiere. Mesmo para um iniciante, sabemos que é muita informação nova. Por isso, é muito importante que você teste tudo o que foi visto aqui.

Desejo bons estudos e até a próxima aula!


Veja o vídeo para aprender detalhadamente e pratique fazendo para outras pessoas, assim pode ganhar uma renda extra. Bons estudos ou bom trabalho

Espero que tenha gostado das dicas e obrigado por ter ficado ate aqui. Abraço!

Inscreve-se no canal, ativa o sininho para receber os próximos vídeos e faça teu LIKE 🙂

Até a próxima Obrigado


  • ✔ Deixe seu like e compartilhe se gostou ☺
  • Inscreva-se no canal
  • ✔ Selecione para receber notificações clicando no sininho pelo seu celular e/ou computador ☺




Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Leave a Reply


*


*


2 Comentários

  • Luísa Farinha says:

    Parabéns pelo artigo! Realmente, é mesmo muita informação para a primeira vez no Adobe Premiere. Mas assim é que aprendemos.
    Vou ficar à espera de mais tutoriais. Quanto ao vídeo, também estava bom, apesar de estar em outra língua o programa. Contudo, com o tutorial em português, deu para perceber tudo. Venham mais artigos e vídeos!

    1. Admin says:

      Obrigado minha querida! Eu vou tentar trocar a versão no Adobe Premiere no minimo para ingles para o próximo vídeo.
      Eu tento sempre fazer os tutoriais escritos para complementar o apoio, mas to em falta em vários vídeos porque trabalho e acaba por faltar tempo.
      Porém fico com muita motivação ao ter feedbacks assim como o teu. Obrigadão 🙂

  • JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
    Criado por WP RGPD Pro

    Receba este eBook totalmente GRÁTIS

    aprimorar-se é amor próprio

    100% Online

    Mais informado

    Aprender coisas novas

    Temas importantes

    Aprimorar em informática

    Do básico ao avançado

    Aumenta a autoestima

    dados protegidos contra spam