A Adobe Creative Suite, abreviada como Adobe CS, é uma suíte de aplicativos desenvolvidos pela Adobe Systems para uso em design gráfico, desenvolvimento web e edição de vídeo.
Aplicativos para uso nos sistemas operacionais Windows e Macintosh. A versão Adobe CS6 foi anunciada em 23 de abril de 2012, sendo oficialmente lançada em 7 de maio de 2012.
Descrições rápidas dos programas presentes no Adobe Creative Suite:
Acrobat: família de softwares relacionada a arquivos em formato PDF :
Adobe Acrobat Standard e Adobe Acrobat Pro, que permitem a criação de arquivos PDF
Reader: software livre para visualização e impressão de arquivos PDF.
After Effects: é um software de composição e animação, normalmente usado em pós-produção de vídeos.
Bridge: gerenciador de arquivos, que tem como principal função unir as partes da Creative Suite usando um formato similar ao Win Explorer e ao Finder.
Contribute: usado para gerenciar o conteúdo de um website. Permite um conjunto de pessoas dentro de uma organização atualizar páginas da web, com poucas habilidades de webdesign.
Device Central: usado para integrar partes da Creative Suite e oferecer um modo simples para profissionais testarem conteúdo para Flash Lite, bitmap, web, e para dispositivos móveis.
Dreamweaver: software para edição e criação de páginas da web, tanto em modo design quanto utilizando código.
Dynamic Link: componente que integra After Effects, Premiere e Encore.
Encore: ferramenta versátil e interativa para criação de DVDs, Blu-ray e “Web DVDs” (arquivos SWF visualizáveis com Flash Player).
Fireworks: editor de gráficos vetoriais e bitmap, especialmente para web designers.
Flash: família de softwares dedicada a várias tecnologias multimídia da Adobe:
Adobe Flash Pro: software multimídia para a criação de aplicações para a web, jogos, filmes, e conteúdo para celulares e outros dispositivos. Tem suporte para gráficos vetoriais e rasterizados e para a linguagem de programação ActionScript.
Flash Player, um software livre que permite a visualização de arquivos multimídia SWF.
Flash Catalyst: ferramenta de design interativo que permite aos usuários transformar arte do Photoshop, Illustrator, e/ou Fireworks em projetos totalmente interativos sem a necessidade de escrever códigos.
Flash Builder (anteriormente Adobe Flex Builder) ferramenta de desenvolvimento de nível profissional para criar aplicativos e conteúdos avançados web para várias plataformas usando a estrutura Flex de código aberto.
Illustrator editor de gráficos vetoriais.
InDesign: ferramenta de diagramação e edição (editoração eletrônica, conhecida como desktop publishing).
OnLocation: software de gravação e monitoramento de mídia.
Photoshop: editor de fotos e gráficos rasterizados (com funcionalidade para gráficos vetoriais e animação).
Premiere: editor de vídeo em tempo real, baseado em “linha do tempo”.
Soundbooth: editor de áudio digital. Não é um substituto para o Adobe Audition, mas é uma alternativa para não especialistas em edição e manipulação de áudio.
Adobe ainda possui um conjunto de serviços online integrados com Creative Suite, chamado Adobe CS Live. Inclui os seguintes serviços:
BrowserLab: ferramenta para testar páginas da web em diferentes navegadores e sistemas operacionais, permitindo visualização múltipla e comparação entre diferentes navegadores.
CS Review: permite a criação e o compartilhamento de revisões de documentos online. Também é possível obter comentários de projetos produzidos com a suíte.
Acrobat.com: serviço que permite aos usuários criar, armazenar e compartilhar documentos PDF online.
Story: ferramenta colaborativa de desenvolvimento de scripts usada para acelerar o processo de criação de roteiros e sua transformação em mídia.
SiteCatalyst NetAverages: serviço que fornece dados de tendências da internet para usuários de design de conteúdo online para o público amplo.es
Galinhan